¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, setembro 24, 2009
 
IMPRENSA FAZ CORO COM
AS VIÚVAS DO KREMLIN



Da França, recebo:

Caro Janer,

vendo de longe, daqui da França, o que me parece é que houve uma tremenda barriga da imprensa e dos governos nesta questão (excetuando, claro, os bolivarianos e outros mal-intencionados de sempre, acho que não preciso nomeá-los). Guiando-se unicamente pelo fato de que o Exército de Honduras protagonizou o movimento, imprensa e governos acusaram um golpe de estado no pais, quando o que aparentemente houve foi que se seguiu o rito constitucional: um presidente que desrespeitou a Constituição do seu pais foi legalmente deposto, como não poderia ser diferente. Agora não querem assumir que se precipitaram, fazer o "mea culpa", e se for preciso uma guerra civil para dizerem, no final, que estavam certos desde o princípio (mas continuarão errados, evidentemente), oras, que venha a guerra civil!

Obama é uma figura patética, é um individuo que a cada dia demonstra mais e mais despreparo para o cargo que ocupa. Depois de oito anos de Bush, era tudo de que os EUA não precisavam. Agora só falta eles elegerem a Sarah Palin em 2012 pra acabar de vez com o país.

Um abraço,

Roberto Veiga


Meu caro Roberto:

Não consigo acreditar em barriga. Jornalista sabe ler e os fatos eram claros desde o início. A meu ver, foi o pronunciamento desastrado de Obama que orientou a imprensa. Obama, apesar de alguma queda em popularidade, ainda goza da condição de salvador do mundo e os jornalistas não ousaram contestar o Messias.

Por outro lado, numa época em que não dá mais para segurar Castro nem Kim Il Sung, as esquerdas precisam de outros gurus. Seguem então Chávez e Morales. Não por acaso, os quatro presidenciáveis no Brasil para 2010 são de extração marxista. O eleitor terá de escolher entre seis e meia dúzia.

Que o jornalismo brasileiro tenha afinado com este coral, até que se entende. No Brasil um fato histórico só é assimilado uns dez ou mais anos depois de acontecido, principalmente se este fato põe em xeque os dogmas das esquerdas.

O que me espanta é que a imprensa européia ainda faça coro com as viúvas do Kremlin.