¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, dezembro 07, 2009
 
Ainda as drogas:
SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?


Por João Eichbaum

Não pensem que é piada. Deu no jornal: “a demora em cumprir determinação judicial para transferir um preso para o regime semi-aberto levou a Justiça a decretar a prisão do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mário Santa Maria Jr.”

O beneficiário da progressão de regime não é ninguém menos do que um traficante, Claudiomiro Weiss dos Santosa, condenado a cinquenta, sim, 50 anos de prisão. O preso, de tão bonzinho que era, estava trancafiado, há sete anos, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. Para quem não sabe, a Penitenciária de Alta Segurança é destinada aos presos mais perigosos.

A ordem de prisão para o superintendente partiu do juiz das Execuções Criminais, Luciano Losekann.

Todos sabemos – e só não o sabem os teóricos da criminologia – que o tráfico de drogas é a fonte dos crimes mais horrendos. O traficante tem grana e poder, e poder em todos os sentidos. O traficante manda matar os concorrentes, corrompe a polícia e consegue proezas como essa, diante da qual ficamos todos estarrecidos: solta-se o bandido e prende-se o superintendente dos Serviços Penitenciários.

Mas, como dizia, o tráfico é a fonte dos crimes mais horripilantes. O roubo e o latrocínio são praticados, geralmente, sob o efeito de drogas e são também praticados por causa de dívidas de drogas. Ninguém ousa dever a um traficante, nem o drogadito da esquina, nem o superintendente do Serviços Penitenciários. O senhor Mário Santa Maria Jr. teve a prisão de decretada porque ousou retardar o benefício da progressão de regime para um traficante.

Não há lugar na cadeia para bandidos, mas o há para funcionários públicos que não passam de meros reféns da burocracia. Os juízes se negam a prender os bandidos ou os mandam cumprir a pena em casa, a mesma coisa faz o STJ. Mas o senhor superintendente cometeu um crime muito grave: retardou a liberdade de um traficante (regime semi-aberto é sinônimo de liberdade), travou os “negócios” do empresário do tráfico e permitiu que a sociedade se livrasse ainda por alguns dias dos males da drogas comerciadas pelo bandido.

Traficantes têm poderes, gente. Só eles e os juízes podem levantar a voz e gritar em cima de você: "sabe com quem está falando?"