¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, dezembro 26, 2009
 
SOBRE KAREN ARMSTRONG


Do Marcelo Pereira, recebo:

Caro Janer,

Como vai?

Acompanho desde há muito seu blog. É sempre com prazer que leio seus textos, seja pela independência e agudeza intelectual, seja pela crítica mordaz e estilo.

Também sou um interessado em mitos e outras questões que você aborda, como por exemplo o atraso do mundo islâmico, em grande parte devido ao ambiente cultural estagnado e apodrecido por uma religião em estado medieval.

Leio em seu texto de 19/12/2009, "Os deuses precursores (I): JEZEUS CRISTNA", que você fala de "livros que não encontramos aqui" e cita Los Orígenes del Fundamentalismo en el Judaísmo, el Cristianismo y el Islam, da Karen Armstrong.

Permita-me uma correção: este livro já foi lançado aqui no Bananão pela Cia das Letras entre 2000 e 2001 com o título Em Nome de Deus - O fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no judaísmo. Li-o naquela época e realmente é muito esclarecedor. Abriu portas para que eu entendesse o tema e procurasse outras e variadas leituras. Tenho uma biblioteca razoável a respeito. Santa Amazon!

Da mesma autora também li Breve história de um mito, também pela editado pela Cia das Letras. A Karen Armstrong tem umas posições meio discutíveis em relação aos problemas políticos envolvendo o fundamentalismo, em especial na Europa, mas dos livros se aproveita muita coisa.

No mais, desejo-lhe um ótimo 2010 e que continue a nos presentear com seus ótimos escritos.

Um abraço,

Marcelo Pereira