¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, março 27, 2010
 
BENTO NÃO SABIA.
LULA TAMBÉM NÃO



Fala ao Le Monde, edição de hoje, quem entende do riscado, Marco Politi, escritor e vaticanista, autor de His Holiness: John Paul II and The Hiden History of Our Time:

“O ciclone agora chegou ao centro da Igreja. De início, os escândalos de pedofilia diziam respeito a continentes longínquos, Austrália, Estados Unidos ou Canadá. Depois a tempestade chegou à Europa, especialmente na Irlanda, antes de atingir a Alemanha, o país de origem do papa. Depois, foi a diocese de Joseph Ratzinger que foi enlameada. Agora, o Vaticano foi atingido”.

Para o vaticanista, Bento XVI se encontra em uma encruzilhada. Face às novas revelações, só existiriam duas soluções: “seja ele faz marcha a ré, seja ele aceita efetivamente de fazer toda luz sobre as affaires de pedofilia na Igreja. Mas para isto seria necessário que ele abra os arquivos”.

Sua Santidade abrirá os arquivos que a condenam? Claro que não. A Igreja só agora está abrindo os arquivos dos dias do nazismo, não será amanhã que abrirá arquivos de crimes de ontem. Muito menos os que incriminam seu líder.

Leitor que me acompanha diz que minha acepção de crime se aplica apenas quando é a igreja que pratica a pedofilia. Que com Roman Polanski fui benevolente. Que uso de dois pesos e duas medidas. Não é bem assim. Polanski não fez voto de castidade. Além disso, a relação foi consensual, a menina tinha 13 anos e vivia numa sociedade onde aos 13 anos muita gente pratica sexo.

A propósito, a idade de consenso sexual na Espanha é de 13 anos. Será a Espanha uma nação de pedófilos? Falar nisso, há mais de meio milhão de adolescentes grávidas no Brasil. Isso sem falar nas que tiveram relações e não engravidaram, cujo número provavelmente é maior. Teremos mais de meio milhão de pedófilos? Onde está a justiça que não os pune?

Padre faz voto de castidade. Não pode ter relações com ninguém, seja de que sexo for. Nem que sejam maiores de idade. Não que cometa crime, neste caso. Mas está sendo hipócrita. Comete algo pior. Está transgredindo um voto feito ao Senhor. Seja como for, Maria foi engravidada aos 13. Quem foi mesmo o pedófilo?

Ante as acusações, o Vaticano reage com argumento que nos é familiar: o papa não sabia. Lula também não. Sarney muito menos. O Vaticano, como a Presidência da República e o Congresso Nacional, tornou-se reduto de impunidade.