¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, abril 22, 2010
 
LÁGRIMAS DE PAPA


Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.

Álvaro de Campos


Que as religiões são mentiras, disto sabemos. Que deus é a mentira suprema, disto também sabemos. Que os dogmas são absurdos sem correspondência alguma com a realidade, isto não ignoramos. Que o papa e seus ministros e seguidores tenham de assumir estas mentiras, com isto já nos acostumamos. Faz parte da vida. São mentiras socialmente aceitas e que jornal algum irá contestar.

Mais complicado é ver um papa mentir descaradamente em relação a fatos. Como fez ontem Bento XVI, ao afirmar que a Igreja Católica "atua" em relação aos casos de pedofilia no clero. Ora, está mais que comprovado que a Igreja foi tolerante com seus padres pedófilos, que jamais os denunciou à autoridade civil. Sua única atuação foi transferi-los de um país a outro, para outras paróquias. Questão de dar um tempo ao tempo. Mudar de uma geografia para outra, onde o pedófilo não era conhecido como pedófilo. E, cá entre nós, também de mudar de cardápio. Em vez de um menino europeu, ofereça-se ao santo ministro um indiozinho dos trópicos.

Disse ainda Sua Santidade, em Malta, que se emocionou no encontro com vítimas de pedofilia. Jornais mais generosos dizem que o papa até chorou. Chorar agora, depois de décadas de conivência com a ignomínia? Sua Santidade está cunhando uma expressão nova. Se antes falávamos de lágrimas de crocodilo, agora já se pode falar de lágrimas de papa.

A Igreja reconhece que pecou. Mas quem está interessado em pecado? Pecado é categoria que só à Igreja diz respeito. O que houve foi crime. Neste sentido, a Santa Sé adotou o mesmo recurso do PT e das esquerdas em geral. Não houve crime algum do stalinismo. O que houve foram erros. Desvios. No caso, pecados.

"Compartilhei seu sofrimento, com emoção. Orei com eles, assegurando que a Igreja atua" para remediar esses crimes, disse o pontífice, lembrando o encontro neste fim de semana. Por que não orou quando era cardeal e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, quando lhe chegavam às mãos as denúncias dos crimes de seus ministros? Bento compartilha sofrimento só quando a imprensa o denuncia como cúmplice de pedófilos.

Bento está mais sujo que senador de Brasília. Na Espanha, a Associação de Teólogos e Teólogas João XXIII pediu sua demissão, em manifesto no qual afirma que o papa não tem a idade nem a mentalidade para enfrentar os desafios colocados à Igreja. "Nos parece que o pontificado de Bento XVI está esgotado. Pedimos para que ele, com o devido respeito à pessoa do papa, apresente a demissão de seu cargo", diz a associação.

Bento irá demitir-se? Claro que não. Se nem senador brasileiro corrupto renuncia ao cargo, não se pode esperar que um vice-deus se demita. O que constitui sumo gáudio para os inimigos de sua igreja. Quanto mais Bento permanecer no leme da nau de Pedro, mais se desmoraliza a Santa Sé.

Amém?