¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV
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Tiragem
Janer Cristaldo escreve no Ebooks Brasil Arquivos outubro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 agosto 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 novembro 2014 |
sábado, maio 29, 2010
NOVAS SOBRE O VIGARISTA DE MÁLAGA Tenho escrito seguidamente sobre a venalidade de Pablo Picasso e sua eterna e sempre renovada mentira em torno ao quadro Guernica, "obra em homenagem às vítimas da cidade basca de Guernica, bombardeada por Franco". Ora, os fatos são bem outros. Só alguém hipnotizado pela mídia poderá ver cenas de bombardeio em Guernica. Picasso havia pintado uma tela de oito metros de largura por três e meio de altura, intitulada La Muerte del Torero Joselito, plena de cores fúnebres, que iam do preto ao branco, em homenagem a um amigo seu, o toureiro Joselito, morto em uma lídia. O quadro ficara esquecido em algum canto de seu ateliê. Ao receber uma encomenda para o pavilhão republicano da Exposição Universal de Paris de 1937, Picasso lembrou do quadro. Foi quando, para fortuna do malaguenho, a cidade de Guernica foi bombardeada pela aviação alemã. Ali estava o título e a glória, urbi et orbi. Tenho repetido isto a cada vez que algum jornal retoma o gasto refrão, de que o quadro foi uma homenagem às supostas vítimas de Guernica. E digo supostas porque o episódio é controvertido. Hugh Thomas, em La Guerra Civil Española, falava em 1654 mortos em Guernica, na primeira edição de seu livro. Na segunda, reduziu a 200 este número. É uma diferença considerável. Agora temos novidades. Ontem, no The Guardian, falando do quarto volume da biografia de Picasso, o historiador britânico John Richardson afirmou que o pintor manteve conversações com o regime de Franco para organizar uma retrospectiva de sua obra em Madri, em 1956. A tentativa foi feita. Pelo jeito, após ter feito fortuna fazendo propaganda comunista, Picasso queria faturar mais alguns milhões de dólares na Espanha de Franco. O vazamento desses contatos e as pressões de seu entourage frustraram o projeto. Richardson, que foi integrante do círculo de amigos do malaguenho nas décadas de 40 a 60, nos conta: “Naquele momento, a idéia de uma retrospectiva na Espanha era mais importante para ele que o Partido Comunista”. Segundo o crítico José Maria Moreno Galván, que foi o intermediário das conversações entre o pintor e o assessor cultural da embaixada espanhola em Paris, José Luis Messia, este lhe disse: “Pena que Lorca não esteja vivo. Teríamos matado dois pássaros com um tiro só”. Sobrou até para o poeta de Fuente Vaqueros. Um grupo de exilados espanhóis pediu a Picasso que não expusesse na Espanha, como consta do diário do escritor francês Jean Cocteau. Ao final de tudo, foi o próprio ministério de Relações Exteriores espanhol que, ante o vazamento da notícia à imprensa, decidiu suspender as negociações. Não fosse isso, teríamos o escroque malaguenho endossando o regime del caudillo de España por la gracia de Diós. Franco perdeu um grande aliado. |
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