¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, maio 07, 2010
 
PARA DOM DADEUS GRING,
SOMOS TODOS PEDÓFILOS



E segue o baile no galpão. A affaire da pedofilia nas hostes católicas continua gerando tinta e bytes na imprensa escrita e eletrônica. Altas autoridades da Igreja, tentando defensar o indefensável, acabam se afundando cada vez mais em suas contradições. A batata quente caiu agora nas mãos do arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings. Durante a abertura da assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o príncipe da Igreja afirmou que a “sociedade atual é pedófila”. Segundo ele, os ataques sofridos pela Igreja Católica por causa de casos envolvendo abuso sexual de crianças por sacerdotes teriam como motivação o desejo de prejudicar a instituição.

– A Igreja tem 0,2% de culpa nesses casos, mas, ainda assim, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque que a Igreja. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja que promove a castidade – disse o bispo.

Seria interessante saber como Sua Eminência chegou a este percentual de culpa. Talvez Sua Eminência até tenha razão. Há cerca de um milhão de adolescentes engravidando por ano no Brasil, e boa parte destas têm dez, onze, doze anos. Mas ninguém fala em abuso sexual ou estupro, já que os pais geralmente são adolescentes. Estranhos costumes estes nossos, em que a tipificação de crime depende da idade do criminoso. Se um homem adulto tem relação com uma menor, é logo tachado de pedófilo. Se menor tem relação com menor, aí já não é mais abuso ou estupro.

Ainda há pouco, o Estadão informava que é comum ocorrer gravidez em indiazinhas de onze anos. Não ouvi grita nenhuma dos defensores das criancinhas. Pelo contrário, uma autoridade judiciária qualquer andou dizendo que não se trata de pedofilia. Mas de acasalamento. Ah bom! Acasalamento pode. Então tá!

Mas não é destas mães infantis que fala Sua Eminência. Para Dom Dadeus, a sociedade toda é pedófila. Eu sou pedófilo, você é pedófilo, somos todos pedófilos e não sabíamos. Pelo jeito, Dom Dadeus teve alguma militância comunista na juventude e agora deu recidiva. Pois é típico de comunistas devolver automaticamente a acusação que lhes é feita. Reflexo de criança. Minha mãe, não. É a tua.

Acossado pelos fatos, o arcebispo repete a desastrada declaração do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que via na homossexualidade, e não no celibato, a causa da pedofilia. Na assembléia da CNBB afirmou que, assim como hoje se fala em direitos do homossexual, "daqui a pouco vão achar os direitos dos pedófilos". Diante da grita generalizada mundo afora, o próprio Vaticano apressou-se a desautorizar seu funcionário.

Ora, não vejo ninguém neste nosso mundo contemporâneo achando que pedófilos têm direitos. O que se discute é a idade do consenso sexual. A Espanha bateu martelo: 13 anos. É a idade em que qualquer criança pode decidir com quem ter relações sexuais. Outros países a fixam mais adiante. Em Angola, Filipinas e México, esta idade é 12 anos. No Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China é 14. Na França, Suécia, Dinamarca e Grécia é 15. Na Noruega, Reino Unido e Holanda é 16. A tradição judaica considera como adultos as mulheres aos 12 e os homens aos 13 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as meninas e Bar Mitzvah para os rapazes.

Maria, o grande ícone do Ocidente, engravidou aos 13 anos. Jamais ocorreria a Dom Dadeus acusar José – ou o Espírito Santo, vá lá! – de pedofilia.

Pedófilos somos nós.