¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, dezembro 20, 2010
 
QUESTOES DE GOSTO


Do Roberto Veiga, recebo:


Hehehehe... rende um bom debate. Claro que é questão de gosto pessoal, e cada um sabe porque gosta disso ou daquilo. Vivo na França ha cerca de dois anos e penso, apos fazer um pos-doutorado, até mesmo em voltar pra ca. Gosto de muita coisa aqui, mas... não gosto da comida. Minto, adoro as sobremesas, que são realmente de sonho. Não sei se tu sabes, mas li em algum lugar que a França é o segundo pais do mundo em consumo per capita de McDonalds, atras apenas dos EUA. E, aqui em Lyon, que eles dizem ser a capital gastronomica francesa, os restaurantes mais comuns são os kebabs :-) Ou seja, até os franceses parecem ter uma certa reserva quanto à sua propria culinaria, preferindo o que vem de fora.


Ha certas comidas aqui que são simplesmente nojentas. Tem até, me disseram, um "queijo que anda" la na Corsega, por causa dos vermes que crescem dentro dele. Ja provei muita coisa bizarra aqui, de estomago de pato até um tipo de pudim em forma de linguiça feito de sangue de porco sem uma gota de sal (o estomago ja revoltou aqui, so de lembrar do tal de boudin). Confesso que meu estomago é fraco pra esse tipo de coisa. Mil vezes uma picanha no alho, bem simples e saborosa.


Roberto


Questao de gosto, meu caro Roberto. O boudin eh o primeiro prato que busco em Paris. Depois, as andouilletes, uma tripa recheada de tripas. Dei um tequinho a uma amiga para provar, ela quase vomitou.

Quanto aos queijos que andam, sao meus prediletos. Cada vez que levo um camembert para o Brasil, minha assessora de assuntos domesticos reclama: "Seu Janer, tem algo podre na geladeira". Nao eh podre, Cristina, eh assim mesmo.