¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, agosto 27, 2011
 
A QUEM PERTENCE O CADÁVER
DO JUDEU AQUELE DE NAZARÉ?



Essa, agora! Os papistas brasileiros se reservam direitos exclusivos à imagem de um judeu, que teria nascido há dois milênios em Nazaré. Digo teria nascido, afinal sua existência até hoje suscita dúvidas. Leio no Estadão que o outdoor de um site de relacionamentos, especializado em relações extraconjugais, está provocando polêmica no Rio. A propaganda tem a imagem do Cristo Redentor ao lado dos dizeres: "Tenha um caso agora! Arrependa-se depois". A Arquidiocese encaminhou o assunto para o departamento jurídico e estuda as medidas que tomará.

"A Arquidiocese repudia com veemência essa propaganda com uso do Cristo, cujo direito de imagem pertence à Cúria. Ainda mais em um anúncio que prega o adultério", afirmou o porta-voz da Arquidiocese, Adionel Carlos da Cunha. O padre Omar Raposo, pároco do Santuário Cristo Redentor, disse que a propaganda provocou "indignação". "Ficamos todos perplexos. A Igreja defende uma proposta de valorização da família, do equilíbrio. E esse site aposta no contrário, na relativização da família", afirmou.

Pelo jeito, padre Raposo não leu os evangelhos. Está em João:

Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.

Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.


Segundo Laís Ranna, a vice-presidente do site no Brasil, a escolha do Cristo, teve a intenção de "provocar as pessoas". Apesar da reação da Cúria, a empresa não pretende retirar a propaganda da Barra da Tijuca. Há cerca de dois anos, a arquidiocese encaminhou uma notificação judicial à Columbia Pictures pelo uso da imagem do Cristo no filme 2012. No caso do filme, houve um acordo.

Só o que faltava! Os católicos romanos, que roubaram o antigo livro dos judeus, se pretendem agora detentores exclusivos sobre os direitos de imagem daquele outro judeu dissidente.

O judaísmo, depois do egípcio Akhenaton, aderiu ao monoteísmo. Há uns dois mil anos atrás, surgiu um maluco que também se proclamou deus. Não bastasse isto, havia uma terceira entidade divina, o Paráclito. Constantino, imperador romano, andava à procura de um deus poderoso para consolidar seu império. Viu que Jeová tinha futuro. Ocorre que, em Roma, os cristãos estavam cultuando três deuses, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O paganismo, expulso pela porta, havia voltado voando pelas janelas.

Para suprimir este retorno a crenças pagãs, o primeiro Concílio de Nicéia, realizado em 325 - sob a égide de Constantino, é claro - decretou o dogma da Trindade. Deus é três mas é um só. Não tente entender: é mistério. Não tente descrer: é dogma. Isso sem falar em Maria, que goza de uma condição de deusa, à semelhança dos outros três. O Ocidente monoteísta tem hoje, em verdade, quatro deuses.

Mas não era disto que pretendia falar, e sim do atrevimento da Cúria carioca, que pretende gerir a imagem do Cristo. Por que não processam então os evangélicos, que usam e abusam do nome do judeu aquele? É que vigaristas mantêm entre si um acordo entre canalhas.

Padre respeita padre, não importa a qual religião pertençam. Todos vivem da mesma empulhação.