¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, novembro 10, 2012
 
CATEDRAIS E DUBLAGENS


Prezado Janer,

sou teu conterrâneo de estado, e leitor assíduo do teu blog, e estou escrevendo para te confirmar que para quem conhece as catedrais que tu citou, das quais eu compartilho conhecimento da basílica de São Marcos, além também de conhecer, a basílica de São Pedro, o duomo de Milão e a catedral de Florença, só para citar as grandes. Não perdeste nada em não conhecer aquelas pequenas igrejas do interior de Minas, (eu as conheci). Quem viu estas grandes catedrais européias não se impressiona mais com os entalhes dos santos feitos pelos mestres brasileiros. Nestas catedrais européias as peças foram entalhadas no mármore por Miquelangelo e outros mestres europeus, não tem nível de comparação. Qualquer defesa em contrário seria mero bairrismo.

No teu artigo sobre as dublagens nos programas de televisão, quando tu dizes que a maior parte das pessoas não tem a capacidade de ler as legendas e por isso a TV está sendo dublada, concordo plenamente. Em um país onde o estudo e a cultura está sendo nivelado por baixo, as pessoas que sabem "ler e interpretar um texto" são vistos como arrogantes e elitistas, para ilustrar o estado das coisas vou citar um parágrafo do livro "Il nuovo stato industriale" (p.213), de John Kenneth Galbraith, onde ele escreve o seguinte:

"A suspeita ou o rancor não se dirigem mais para o capitalista ou simplesmente o rico. São os intelectuais que recebem olhares de suspeita e desconfiança, o que não surpreende ninguém; nem deveria surprender o fato de que milionários de pouca cultura se ponham a dirigir ou a financiar os ignorantes na luta contra os intelectualmente (e portanto socialmente) privilegiados, porque nisto se manifesta qual é a distinção de classe que conta hoje em dia".

Este parágrafo cai como uma luva no teu artigo, as programações em todos os tipos de mídias estão baixando o nível para incluir esta massa de pessoas incultas e dominadas, e não é só no Brasil, isto está acontecendo em caráter global. Ao invés de melhorar a qualidade do que se mostra, para tentar melhorar o nível de cultura do povo, baixa-se o nível para tornar as mídias "acessíveis" aos dominados. No início da década de 80 eu tive um professor que dizia que daquela época em diante o Brasil iria se nivelar por baixo, "quem viveu viu".

Tu és um dos poucos que diz o que eu quero ouvir. Estou cansado de colunas e blogues "politicamente corretos e concordinos do governo" Pessoas levantam bandeiras de causas das quais nem sabem do que se trata. Janer continue como um bastião das pessoas que tem opinião, coisa rara neste país.

Um fraternal abraço,
Jorge Brum
Porto Alegre RS

PS - "Dominados" é o termo usado por alguns escritores para designar as massas (antigo proletariado) na sociedade pós industrial.