¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, novembro 18, 2012
 
COMPORTAMENTO ARROGANTE


Caro Janer,

Sou leitor assíduo do blog e acompanhei com muito interesse as recentes postagens sobre o comportamento dos brasileiros no exterior.

Me pergunto se esse comportamento arrogante nos restaurantes, lojas etc. não tem suas origens na escravidão. Não sei nos outros lugares mas a impressão que eu tenho, convivendo com a classe média/média alta de São Paulo, é que os brasileiros de nível socioeconômico um pouco mais elevado se consideram todos muy fidalgos, e esperam submissão total daqueles que os servem - a cultura do se eu estou pagando, tudo posso. Depois, quando esses sinhozinhos e sinhazinhas do século XXI vão à civilização e não são tratados com a reverência a que acham que têm direito, saem falando mal do país que os acolhe. Talvez isso explicasse também um pouco a histeria por status que acomete nossas classes mais abastadas.

E tudo potencializado pelo ufanismo assustador que observamos nos últimos anos. Parece que os brasileiros estão convencidos de que o Brasil agora é uma espécia de luz a guiar o mundo, invejado nos quatro cantos da Terra, e que os europeus coitados, estão todos falidos mendigando nas ruas e querendo mudar para cá. Séculos de ressentimento agora são combustível para uma arrogância sem limites.

Abraços,

Felipe Grigolon