¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, janeiro 16, 2013
 
GAÚCHOS DE UNIFORME


Tropecei com o texto abaixo. Descobri porque não sou gaúcho. Com o preço do enxoval, já tenho um pé na Europa. A regulamentação das pilchas mostra que ser gaúcho não é para qualquer um. Peão de estância, nem pensar. Isso sem falar no uniforme das prendas. Com estas exigências para cultuar as tradições, fica excluído o sofrido homem do campo, aquele que ainda trabalha com a terra e com o gado, aquele último gaúcho que ainda teima em existir. Apesar desta regulamentação ridícula, os CTGS pretendem representar o gaúcho.

Segundo os catarinenses, o menor circo do mundo é a bombacha. Só cabe um palhaço dentro.


DIRETRIZES PARA PILCHA GAÚCHA 2011

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (76ª Convenção Tradicionalista Gaúcha – Taquara, 29 de julho de 2011) DIRETRIZES PARA A PILCHA GAÚCHA

Art. 1º - O Movimento Tradicionalista Gaúcho, cumprindo o que determina o parágrafo único do Art. 1º da Lei n° 8.813 de 10 de janeiro d e 1989, reunido em Convenção Ordinária, na cidade de Taquara, no mês de julho do ano de 2011, resolveu alterar as DIRETRIZES para a pilcha gaúcha, com fim de complementá-las e torná-las mais claras. Art. 2º - DA PILCHA PARA ATIVIDADES ARTÍSTICAS E SOCIAIS: Indumentária a ser utilizada nas atividades cotidianas, apresentações artísticas e participações sociais, tais como bailes, congressos, representações, etc.

I - PILCHA MASCULINA a) BOMBACHAS: 1) Tecidos: brim (não jeans), sarja (lã), linho, algodão, oxford, microfibra. 2) Cores: claras ou escuras, sóbrias ou neutras, tais como marrom, bege, cinza, azul-marinho, verde-escuro, branca, fugindo as cores agressivas, fosforescentes, fugindo das cores contrastantes e cítricas, como vermelho, amarelo, laranja, verde-limão, cor-de-rosa. 3) Padrão: liso, listradinho e xadrez discreto. 4) Modelo: cós largo sem alças, dois bolsos na lateral, com punho abotoado no tornozelo. 5) Favos: O uso de favos e enfeites de botões (devem ser do tamanho daqueles utilizados nas camisas, vedados os de metal) depende da tradição regional. As bombachas podem ter, nos favos, letras, marcas e botões. Quando usar favos, deverão ser da mesma cor e tecido da bombacha. Os desenhos serão idênticos em uma e outra perna 6) Largura: com ou sem favos, coincidindo a largura da perna com a largura da cintura, ou seja, uma pessoa que use sua bombachas no tamanho 40, automaticamente deverá ter, aproximadamente, uma largura de cada perna de 40 cm de tal forma que não seja confundida com uma calça. 7) Uso: As bombachas deverão estar sempre para dentro das botas 8) Vedações: É vedado o uso de bombachas plissadas e coloridas.

b) CAMISA: 1) Tecido: preferencialmente algodão, tricoline, viscose, linho ou vigela, microfibra( não transparente), oxford. 2) Padrão: liso ou riscado discreto 3) Cores: sóbrias, claras ou neutras, preferencialmente branca. Evitando cores agressivas e contrastantes. 4) Gola: social (ou seja, abotoada na frente, em toda a extensão, com gola atual, com punho ajustado com um ou mais botões). 5) Mangas longas: para ocasiões sociais ou formais, como festividades, cerimônias, fandangos, concursos. 6) Mangas curtas: para atividades de serviço, de lazer e situações informais. 7) Camiseta de malha ou camisa de gola pólo: exclusivamente para situações informais e não representativas. Podem ser usadas com distintivo da Entidade, da Região Tradicionalista e do MTG. 8) Vedações: Vedado o uso de camisas de cetim e estampadas.

c) BOTAS: 1) Material: de couro liso 2) Cores: preto, marrom (todos os tons) ou couro sem tingimento. 3) Cano: a altura do cano varia de acordo com a região. Normalmente o cano vai até o joelho. 4) Solado: o solado deve ser de couro, podendo ter meia sola de borracha ou látex. A altura máxima de um centímetro. (entra em vigor em 1º de janeiro de 2012). 5) Botas “garrão de potro”: são utilizadas exclusivamente com trajes de época. 6) Vedações: é vedado o uso de botas brancas. Proibidos quaisquer tipos de bordados ou palavras escritas nas botas.

d) COLETE: 1) Uso: se usar paletó poderá dispensar o colete. 2) Modelo: tradicional, sem mangas e sem gola, com uma única carreira de botões na frente, podendo ser abotoado ou não. Com a parte posterior (costas) de tecido leve, ajustado com fivela, de uma cor só, no comprimento até a altura da cintura. 3) Cor: da mesma cor das bombachas, podendo ser tom sobre tom. 4) Tecido: mesmo tecido e cor das bombachas.

e) CINTO (GUAIACA): 1) Material: de couro. 2) Guaiacas: de uma a três guaiacas internas ou não. 3) Fivelas: uma ou duas fivelas frontais com, no mínimo, sete cm de largura. 4) Cinto de couro cru: com ou sem guaiacas, mas sempre com uma ou duas fivelas frontais com, no mínimo, sete cm de largura. 5) Vedação: Cinto com rastra (enfeite de metal com correntes na parte frontal).

f) CHAPÉU: 1) Material: de feltro ou pelo de lebre. 2) Abas: a partir de 6 cm. 3) Copa: de acordo com as características regionais. 4) Barbicacho: de couro ou crina, podendo ter algum enfeite de metal e, ou fivela para regulagem. 5) Vedação: é vedado o uso de boinas e bonés.

g) PALETÓ: 1) Uso: usado especialmente para ocasiões formais. 2) Cor: A combinação de cor, com as bombachas, deve ser harmoniosa, evitando cores contrastantes. 3) Vedações: é vedado o uso de túnicas militares substituindo o paletó.

h) LENÇO: 1) Cores: vermelho, branco, azul, verde, amarelo e carijó (nas cores citadas e ainda, marrom e cinza). 2) Tamanho: no caso do uso com algum tipo de nó, com a medida de 25 cm a partir deste. Com o uso do passador de lenço, com a medida de 30 cm a partir deste. 3) Passadores: de metal, couro ou osso.

i) FAIXA: 1) Uso: opcional. 2) Cor: lisa, na cor vermelha ou preta de for de lã. Bege cru se for de algodão. 3) Largura:, de 10 a 12 cm.

j) PALA: 1) Uso: opcional. 2) Tamanho: tamanho padrão, com abertura na gola. 3) Opções: poderá ser usado no ombro, meia-espalda, atado da direita para a esquerda, com todos os trajes.

k) ESPORAS: 1) Uso: trata-se de peça utilizada nas lides campeiras. É admissível o uso nas representações coreográficas de danças tradicionais. 2) Vedação: é vedado o uso em bailes e fandangos.

l) FACA: 1) Uso: é opcional, para grupos adultos, veteranos e no ENART, nas apresentações artísticas. 2) Tamanho: de 15 a 30 cm de lâmina 3) Vedação: é vedado o uso nas atividades sociais, exceto apresentações artísticas.